Tesouro Direto Extrato

Extrato Consolidado Tesouro Direto

Já ouviu falar em tesouro direto?  Este é um programa em funcionamento desde 2002 pelo Tesouro Nacional com uma parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação de Custódia. Este programa tem como principal objetivo tornar popular o acesso a investimentos públicos. Vamos esclarecer com detalhes o que se trata este programa e onde você pode consultar o extrato do Tesouro Direto.

tesouro direto extrato Tesouro Direto Extrato

O Tesouro Direto é um programa de vendas de títulos públicos e estes são ativos de renda fixa que tem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do governo federal, entre estas atividades estão à educação, infraestrutura e saúde.

Mas, porque investir no tesouro direto? Existe uma lista de vantagens que podemos citar a seguir: com apenas R$ 100, por exemplo, poder investir e comprar título; as taxas de administração e custódia do título são baixas e o Imposto de renda é somente cobrado no momento de venda ou vencimento do título. Após o vencimento, o seu investimento será creditado automaticamente na conta do titular da conta.

Além do tesouro direto há o fundo de renda fixa que é comum em alguns bancos oferecer, mas a vantagem maior é em relação ao título direto, pois cobra apenas uma vez o IR e os títulos investem grande parte do patrimônio em títulos públicos. Além disso, você fica livre de intermediários, não tendo que pagar o bando com taxa de administração que geralmente é cobrado para gerenciar a renda fixa. Você tem ainda a liberdade com o tesouro direto poder vendê-lo antes do vencimento.

Entre estes títulos tem vários tipos: letra do tesouro nacional notas do tesouro nacional Série F, Notas do tesouro nacional série B, NTB-B Principal; notas do tesouro nacional série C e Letras financeiras do Tesouro.

Vamos algumas vantagens e desvantagens de alguns destes tipos de títulos. Letras do tesouro nacional a vantagem é que o investidor sabe exatamente a rentabilidade de seu título; rende a juros compostos e a rentabilidade mensal é automaticamente reinvestida; a desvantagem é que o investidor pode sofrer perda de poder aquisitivo no caso de alta inflação. Não é recomendável o para o investidor conservador;              tem ainda opção notas do tesouro nacional série F o rendimento do título é creditado no final de um semestre e depositado na conta do investidor que é uma opção ideal para quem quer um rendimento periódico e pré-fixado e que acredita que a taxa prefixada é maior que a taxa de juros básica. A desvantagem deste tipo de título é a mesma da anterior. Querendo investir neste tipo de programa? Confira mais Dicas sobre o Tesouro Direto e aprenda a investir no Tesouro Direto.

Mais sobre o Tesouro Direto



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *